Suprema Corte decide que ensino religioso na Irlanda do Norte é ilegal

  • 24/11/2025
Suprema Corte decide que ensino religioso na Irlanda do Norte é ilegal
Suprema Corte decide que ensino religioso na Irlanda do Norte é ilegal (Foto: Reprodução)

A Suprema Corte do Reino Unido decidiu que o ensino religioso cristão em escolas da Irlanda do Norte viola os direitos humanos e é ilegal.

A decisão foi anunciada na semana passada, após um pai, de uma aluna da capital de Belfast, processar o Departamento de Educação após sua filha apresentar comportamentos cristãos.

A menina recebeu educação religiosa cristã não denominacional e participou de culto como parte da programação do currículo de sua escola primária. A aluna passou a acreditar que Deus criou o mundo e começou a orar antes das refeições.

Segundo a ação judicial, seus pais "não queriam que ela aprendesse que o cristianismo era uma verdade absoluta" e entraram em contato com a escola em 2019 preocupados que "ela tivesse absorvido e adotado uma visão de mundo religiosa (especificamente cristã) que não era consistente com suas próprias visões e crenças".

Em 2022, o Tribunal Superior de Belfast decidiu a favor dos pais, declarando que a educação religiosa e o culto cristão não foram transmitidos de forma "objetiva, crítica e pluralista" e, portanto, violaram a Convenção Europeia dos Direitos Humanos (CEDH).

O Tribunal também concluiu que o direito de não participar das atividades de ensino religioso não era uma solução suficiente para o problema, porque as crianças que não participassem poderiam ser discriminadas.

Em 2024, o Departamento de Educação da Irlanda do Norte recorreu à Justiça e teve vitória.

Porém, o pai da estudante recorreu à Suprema Corte do Reino Unido. A Corte anulou a decisão em favor do Departamento de Educação e confirmou por unanimidade a decisão do Tribunal Superior de Belfast.

Acusação de “doutrinação”

Os juízes da Suprema Corte entenderam que a escola não ministrou o ensino religioso de forma "objetiva, crítica e pluralista" e promoveu "doutrinação e evangelização”.

Na decisão, eles ainda afirmaram que o caso "não era sobre secularismo no sistema educacional".

"Ninguém está sugerindo que a educação religiosa não deva ser oferecida em escolas na Irlanda do Norte. Na verdade, o pai apoia fortemente a oferta de educação religiosa, desde que isso não equivala a doutrinação”, alegaram.

"Em segundo lugar, este caso não trata de saber se o cristianismo deve ser a fé principal ou primária que os alunos aprendem nas escolas da Irlanda do Norte. Historicamente e hoje, o cristianismo é a religião mais importante na Irlanda do Norte. Está dentro da margem de reconhecimento do Departamento ao planejar e definir o currículo para que a maior parte da educação religiosa foque no conhecimento do Cristianismo”, acrescentaram.

País de maioria cristã

Entretanto, Carla Lockhart, deputada do Parlamento do Reino Unido, declarou que ficou desapontada com o julgamento.

"O ensino e os valores cristãos fazem parte da vida escolar na Irlanda do Norte há muito tempo, e continuaremos trabalhando para garantir que eles sejam protegidos", disse ela.

No país de maioria cristã, o currículo de ensino religioso foi elaborado em 2007 pelo Departamento de Educação e pelas quatro principais igrejas da Irlanda do Norte: a Igreja Católica, a Igreja da Irlanda, a Igreja Presbiteriana e a Igreja Metodista.

No ensino primário, o currículo é focado apenas no cristianismo. Os alunos aprendem sobre outras religiões no ensino pós-primário. Os pais têm o direito de retirar seus filhos de parte ou de todas as atividades da educação religiosa.

O bispo católico da cidade de Derry, Donal McKeown, que também é presidente do Conselho para Escolas Católicas, afirmou que não ficou surpreso com o resultado do julgamento e está otimista em relação a uma revisão do currículo.

Consequências nas escolas

Porém, o líder mencionou dúvidas sobre as consequências da decisão da Suprema Corte nas escolas: 

"Haverá diferença em termos de aplicação da legislação em escolas religiosas e em escolas públicas? Em outras palavras, uma escola católica pode ter o direito de ensinar uma certa teologia e esperar que os pais aceitem isso?", questionou.

E ressaltou: “Estou bastante aberto a ver onde isso vai dar, mas acho que não gostaria que fosse visto como algum tipo de declaração de que a religião deveria ser proibida nas escolas”.

Com a decisão da Suprema Corte do Reino Unido, o currículo de ensino religioso deverá ser revisado para se tornar compatível com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos (CEDH).

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/suprema-corte-decide-que-ensino-religioso-na-irlanda-do-norte-e-ilegal.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes