Nota de repúdio aos ataques contra a família Justus e à infância brasileira

  • 08/07/2025
Nota de repúdio aos ataques contra a família Justus e à infância brasileira
Nota de repúdio aos ataques contra a família Justus e à infância brasileira (Foto: Reprodução)

Como psicóloga e cristã, defensora incondicional da infância, da família e dos princípios éticos que norteiam nossa profissão, venho a público expressar meu mais profundo repúdio aos ataques de ódio dirigidos à filha de 5 anos de Ana Paula Siebert e do empresário Roberto Justus, praticados nesta semana por um professor universitário – também psicólogo – e endossados por outra profissional da área.

Em um país onde ainda lutamos diariamente para garantir os direitos básicos das crianças – como a integridade emocional, a proteção contra qualquer forma de violência e o respeito à dignidade humana – é inadmissível, antiético e criminoso que uma criança seja alvo de discurso de ódio, especialmente por parte de quem deveria promover saúde mental e cuidado humanizado.

O comentário infeliz que sugeriu, ainda que em tom de deboche, o uso de uma "guilhotina" para “resolver o problema” envolvendo uma menina de apenas cinco anos não pode ser tratado como opinião, piada ou provocação ideológica. Trata-se de um discurso violento que fere frontalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Constituição Federal e o próprio Código de Ética da Psicologia, que orienta o profissional a atuar com responsabilidade social e respeito à dignidade humana, sobretudo em relação a grupos vulneráveis como crianças.

Este episódio não diz respeito apenas à filha de uma figura pública. Ele fere todas as crianças brasileiras. Se aceitarmos que o ódio ideológico chegue ao ponto de atingir os mais inocentes, estaremos falhando enquanto sociedade, enquanto profissionais da saúde mental e enquanto seres humanos.

Lamentavelmente, como psicóloga e cristã, mulher, ativista pró-família e defensora da infância, também sou alvo frequente de militantes ideológicos que tentam desqualificar minha atuação e os valores que defendo – valores estes que estão entre os pilares dos Direitos Humanos, como a liberdade de expressão, a proteção da família e o direito de consciência.

Diante disso, faço um apelo ético e humano: que todos os psicólogos, educadores, profissionais da saúde, líderes sociais, religiosos e cidadãos de bem – independentemente de suas crenças ou posições políticas – unam-se pela proteção da infância. Crianças não podem ser usadas como instrumento de disputa ideológica. A infância é sagrada. Deve ser protegida, cuidada e respeitada.

Reitero aqui meu compromisso com a ética psicológica, com os princípios cristãos de dignidade e amor ao próximo, e com a defesa inegociável dos direitos da criança e da família.

Que o respeito, a justiça e a proteção à infância triunfem sobre qualquer discurso de ódio.

Com indignação e responsabilidade,

Psicóloga Marisa Lobo Franco Ferreira Alves

 

Marisa Lobo (CRP 08/07512) é psicóloga, missionária, ativista pelos direitos da infância e da família e autora de livros sobre saúde mental, educação de filhos e autoestima infantil, entre eles "Por que as pessoas Mentem?", "A Ideologia de Gênero na Educação" e "Famílias em Perigo". Especialista em Direitos Humanos, preside o movimento Pró-Mulher.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Infância em risco: Quando a fantasia vira cúmplice da violência infantil

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/marisa-lobo/nota-de-repudio-aos-ataques-contra-familia-justus-e-infancia-brasileira.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes