Muçulmanos exigem fechamento de igreja na Indonésia às vésperas do Natal

  • 17/12/2025
Muçulmanos exigem fechamento de igreja na Indonésia às vésperas do Natal
Muçulmanos exigem fechamento de igreja na Indonésia às vésperas do Natal (Foto: Reprodução)

Muçulmanos na Indonésia exigiram o fechamento de uma igreja às vésperas do Natal, alegando que as reformas do templo não têm autorização legal.

No entanto, a igreja e autoridades locais afirmam que a documentação está regularizada há mais de duas décadas.

Cerca de 20 muçulmanos da Agência Islâmica de Empoderamento e Desenvolvimento (BP2UI) realizaram um protesto em 6 de dezembro pedindo a demolição da Igreja Católica, na vila de Tlajung Udik, no distrito de Gunung Putri, na regência de Bogor.

Durante a manifestação, os participantes exibiram faixas com frases como “Fechem e demolam igrejas ilegais”, “Fechem e desmantelem igrejas que manipulam regulamentos”, “Fechem e desmantelem igrejas que traem a comunidade”, “Fechem e desmantelem igrejas que espalham calúnias”, “Fechem e desmantelem igrejas que incitam conflitos” e “Fechem e desmantelem igrejas que dividem a nação”.

O porta-voz da BP2UI, Anhari Sulthoni, afirmou que a igreja teria sido construída há quase 25 anos sem a devida coordenação com a comunidade local e, por isso, as reformas deveriam ser interrompidas até a obtenção de uma nova licença.

Porém, o chefe do Departamento de Assuntos Religiosos da Regência de Bogor, Ahmad Sjukri, declarou no local do protesto que lamentava a manifestação, já que uma reunião realizada em 17 de novembro pelo Conselho Nacional de Unidade e Política da regência (Kesbangpol) havia confirmado que o processo de licenciamento da igreja estava concluído.

“A reunião também concluiu que a licença da igreja estava completa e que não havia mais problemas”, disse Ahmad.

Ele acrescentou que, em um regime democrático, os manifestantes têm o direito de questionar a licença por meio de ação judicial no Tribunal Administrativo do Estado.

‘Provocação dos muçulmanos’

Autoridades locais, incluindo o chefe do subdistrito de Gunung Putri, Kurnia Indra, também lamentaram pelo protesto e pediram que o governo e as forças de segurança não se deixem influenciar por grupos que se opõem à presença da igreja.

Em 6 de novembro, o governo local autorizou formalmente a continuidade das obras. Dois dias depois, o chefe da aldeia de Tlajung Udik garantiu segurança e liberdade de culto à congregação.

Apesar disso, em 13 de novembro, a igreja recebeu uma carta da BP2UI endereçada ao prefeito de Bogor, com o título “Estabelecimento de uma Igreja Ilegal”:

“Consideramos o conteúdo da carta excessivo e provocativo”, afirmou o advogado da igreja, Siprianus Edi Hardum.

Segundo a missão Portas Abertas, nos últimos anos, a Indonésia adotou um caráter islâmico mais conservador, e as igrejas envolvidas em atividades evangelísticas correm o risco de serem alvo de grupos extremistas islâmicos.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/muculmanos-exigem-fechamento-de-igreja-na-indonesia-vesperas-do-natal.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes