“Ferramenta de ensino”: Crianças aprendem a ler com a Bíblia em Moçambique

  • 09/05/2025
“Ferramenta de ensino”: Crianças aprendem a ler com a Bíblia em Moçambique
“Ferramenta de ensino”: Crianças aprendem a ler com a Bíblia em Moçambique (Foto: Reprodução)

Na aldeia de Cateme, em Moçambique, um projeto está transformando vidas — e tudo começa com a Bíblia. 

No Projeto Umodzi, a alfabetização vai além do tradicional: crianças estão aprendendo a ler e escrever através de versículos das Escrituras.

Segundo o pastor Marcos Corrêa, responsável pelo Projeto Umodzi, a escola em Cateme conta com professores qualificados, todos cristãos e comprometidos com a missão. Além disso, a equipe escolar conta com um pastor local, que auxilia no ensino bíblico e nas aulas de reforço.

“Trabalhamos com reforço escolar para os que já frequentam a escola, e com alfabetização do zero para os que nunca tiveram acesso à educação”, explicou o pastor Marcos. 

O foco é no ensino da língua portuguesa — especialmente porque muitas crianças têm como língua materna o dialeto Nhungue — além de matérias como matemática, história e religião.

Mas o grande diferencial está na forma como a Bíblia é inserida nesse processo. “Foi emocionante ver crianças dizendo: ‘Eu aprendi a ler, e aprendi a ler na Bíblia!’”, contou Marcos. 

Foi o que contou a aluna Rosa: “Eu não sabia ler, nem escrever. Não sabia nenhum dos livros da Bíblia, mas agora já estou sabendo.”

O estudante Júnior relatou o mesmo: “Antigamente eu não sabia ler e escrever, e nem ler a Palavra de Deus, mas agora estou sabendo”, e citou Provérbios‬ ‭15‬:‭20‬: “O filho sábio alegra o seu pai, mas o insensato despreza a sua mãe.” 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por PROJETO UMODZI (@projetoumodzi) 

O pastor Marcos comenta: “Elas aplicam aquilo que aprendem nas aulas diretamente nas Escrituras. Decoram versículos, citam alguns trechos… A Bíblia é uma ferramenta de ensino, mas também se torna uma verdade viva no coração delas.”

A escola conta com duas salas de aula, seguranças, funcionárias responsáveis pelas refeições e limpeza, e já está com planos de ampliação: “Estamos construindo um centro de multiuso, porque o espaço já não comporta mais todo mundo”, disse o pastor.

Crianças estão levando seus pais a Jesus

Aos sábados, o aprendizado ganha uma dimensão ainda mais especial. As aulas se transformam em cultos, com louvor e ministração — e o público tem sido cada vez maior. Em vez de apenas os 80 alunos regulares, chegam a participar até 170 pessoas, entre crianças, pais e moradores da comunidade.

“É lindo ver como a escola está despertando a curiosidade, o desejo de aprender mais, de conhecer a Palavra de Deus”, destacou Marcos.

(Foto: Reprodução)
Alunos do Projeto Umodzi Cateme, em Moçambique. (Foto: Projeto Umodzi)

Sobre o Projeto Umodzi

O Projeto Umodzi nasceu em 2018, em uma aldeia remota no Malawi, com a missão de levar transformação na vida de crianças na África. Em apenas três anos, crianças e famílias passaram a ter acesso a comida, ensino bíblico, educação de qualidade, energia solar e água potável — algo até então inimaginável para muitos ali.

O impacto foi tão profundo que o projeto cruzou fronteiras e chegou a Moçambique, onde o Umodzi iniciou uma nova fase de expansão. Em 2023, nasceu o Umodzi Cateme, com o sonho de construir um centro de ensino e esportes em uma área de 14 mil metros quadrados. 

Hoje, a escola conta com duas salas de aula equipadas com lousas e carteiras duplas, além de quatro banheiros (dois masculinos e dois femininos). As crianças, agora uniformizadas, aprendem com dignidade e estrutura. A antiga tenda, que foi o berço do ensino em Cateme, agora serve como área de preparo das refeições.

Como apoiar a missão?

Interessados em contribuir com o Projeto Umodzi podem entrar em contato com o coordenador Marcos Corrêa pelo WhatsApp: +55 11 96170-9559 ou pelo e-mail: projetoumodzi@gmail.com. Também é possível acompanhar o trabalho pelas redes sociais no Instagram e Facebook (@projetoumodzi).

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/ferramenta-de-ensino-criancas-aprendem-ler-com-biblia-em-mocambique.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes