Família cristã é morta por bombardeio russo a caminho da igreja, na Ucrânia

  • 13/05/2025
Família cristã é morta por bombardeio russo a caminho da igreja, na Ucrânia
Família cristã é morta por bombardeio russo a caminho da igreja, na Ucrânia (Foto: Reprodução)

Uma família cristã foi morta por um bombardeio russo a caminho da igreja na cidade de Sumy, na Ucrânia, no Domingo de Ramos.

No dia 13 de abril, dois mísseis atingiram o centro da cidade, matando 35 pessoas e ferindo mais de 100 moradores, em um dos ataques mais mortais contra civis no país.

O primeiro ataque destruiu o prédio de uma universidade, usado por cristãos, pastores e crianças.

Cerca de cinco minutos depois, o segundo míssil – carregado com munições de fragmentação projetadas para aumentar o número de vítimas – atingiu uma das ruas mais movimentadas de Sumy.

Entre as vítimas do segundo ataque, estava o casal cristão Mykola e Natalia Martynenko e seu filho Maksym, de 11 anos. 

Eles estavam caminhando em direção a Igreja das Novas Gerações, a três quarteirões de distância. A mãe servia na equipe de louvor da congregação e o pai ajudava no ministério com dependentes químicos. 

O ataque abalou a comunidade de Sumy. O funeral da família aconteceu na igreja em 16 de abril, segundo o Times Union.

“Eu não posso acreditar que uma família simplesmente foi embora, sem mais nem menos", lamentou Daria Doroshenko, professora da escola de Maksym.

No velório, o pastor Artem Tovmasian, amigo da família, disse que suas mortes são uma tragédia que "deveria ser condenada de maneira real". 

Ele pediu que a reação da comunidade internacional não seja apenas "palavras de condolências", mas ação para conter a violência russa.

Série de ataques contra civis ucranianos

O ataque à Sumy e outras áreas aconteceu durante o cessar-fogo de 30 dias, acordado entre Ucrânia e Rússia no mês passado. 

Nas últimas semanas, o exército russo lançou uma série de ataques contra regiões habitadas por civis.

Nos meses de março e abril, os ataques mataram cerca de 400 civis, de acordo com o escritório de direitos humanos das Nações Unidas.

No início de abril, um míssil atingiu um playground e prédios de apartamentos em Kryvyi Rih, matando 20 moradores, incluindo 9 crianças. No final de abril, uma ofensiva em Kiev matou 12 pessoas.

"Não estou feliz com os ataques russos a Kiev. Não é necessário e é um momento muito ruim. Vladimir, PARE!", afirmou o presidente Donald Trump, nas redes sociais.

O vice-presidente JD Vance também se manifestou, revelando que os russos estão "pedindo demais" nas negociações para acabar com a guerra na Ucrânia.

Depois da série de ataques a centros urbanos, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, protestou nas redes sociais.

“Não poderia haver alvos militares. A Rússia está atingindo prédios residenciais no exato momento em que os ucranianos estão em casa, quando estão colocando seus filhos na cama. Somente tiranos podem dar tais ordens e executá-las”, declarou.

A cristã Anna Ulanovska, moradora de Sumy, disse temer que Putin use um cessar-fogo temporário como forma de fortalecer sua ofensiva na Ucrânia. 

"A opinião comum é que ninguém pode confiar nele. Não devemos ser enganados. Ele quer toda a Ucrânia”, comentou ela, em entrevista ao Christianity Today.

"É assustador ouvir todo esse bombardeio. Nossa região está sob ataque novamente”, relatou.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/familia-crista-e-morta-por-bombardeio-russo-caminho-da-igreja-na-ucrania.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes