Emoções redimidas

  • 24/10/2025
Emoções redimidas
Emoções redimidas (Foto: Reprodução)

A renovação da mente, conforme ensinada nas Escrituras, não se limita a adquirir novos entendimentos ou corrigir pensamentos equivocados; ela inclui, de forma essencial, a redenção das emoções. Sem esse processo, o discipulado corre o risco de formar pessoas bem-informadas, mas não verdadeiramente transformadas.

O discipulado que se restringe à transmissão de conceitos teológicos e argumentos convincentes pode equipar para debates, mas não necessariamente para a vivência do Evangelho.

É comum que cristãos saibam, cognitivamente, o que é certo e errado. Por exemplo, é de fácil assimilação racional que fofocar é errado e não aceitável como conduta cristã. As Escrituras condenam a maledicência e exortam à edificação mútua. No entanto, se a emoção da inveja não for redimida, ao se deparar com alguém que desperta esse sentimento — seja por sucesso, beleza, influência, reconhecimento ou alguma antipatia — o coração pode ser levado a expressar essa dor por meio de falas maldosas e difamatórias. Nesse caso, o conhecimento bíblico não foi suficiente para conter o impulso emocional não tratado.

Na redenção das emoções, a vivência humana pode experimentar alguns aspectos da deslumbrante beleza de Jesus Cristo. "A minha graça te basta" anuncia a única possibilidade de satisfazer o nosso desejo. A rendição de toda a imaginação!

Quando a inveja é redimida, ela dá lugar à celebração do outro. Quando o medo é redimido, ele se transforma em confiança. Quando a rejeição é redimida, ela abre caminho para o amor.

A experiência cristã plena acontece quando o coração é tocado, não apenas o cérebro é instruído. O discipulado que considera a redenção das emoções como parte essencial da renovação da mente é aquele que conduz à uma maturidade espiritual que se revela na maturidade inter-relacional.

Assim, o discipulado deixa de ser apenas um processo de ensino e passa a ser um caminho de transformação. Um caminho para formar não apenas discípulos bem-informados, mas corações redimidos que refletem a glória de Jesus em cada gesto, palavra e relacionamento.

________________

Texto de Carlos José Hernández (médico psiquiatra, doutor em medicina) e Clarice Ebert (psicóloga - CRP08/14038, terapeuta familiar e de casal, mestre em teologia).

 

Clarice Ebert (@clariceebert) é psicóloga (CRP0814038), Terapeuta Familiar, Mestre em Teologia, Professora, Palestrante, Escritora. Sócia do Instituto Phileo de Psicologia, onde atua como profissional da psicologia em atendimentos presenciais e online (individual, de casal e de família). Membro e docente de EIRENE do Brasil.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Deixar de acusar

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/clarice-ebert/emocoes-redimidas.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes